Pyllium é a palavra comum usada para se referir a fibras retiradas da planta conhecida como Plantago ovata (“Plantago psyllium” é usado sinônimo, e é de onde o nome de fibra é derivado); a fibra é caracterizada por ser solúvel em água (hidrofílica) e formação de gel, embora possuindo baixa fermentabilidade. É comumente conhecido por conhecidos emagrecedores naturais, como é o caso da Cromofina que, em sua composição, inclui não somente essa fibra inteligente, mas outros ingredientes que se dizem ter o potencial para emagrecer, como o Picolinato de Cromo.
VEJA TAMBÉM
Emagrecedores naturais – Picolinato, Quitoplan e outros: funcionam?
Para que servem o Psyllium
O psyllum é usado clinicamente como um laxante a granel, um agente que tem efeitos laxativos, mas secundário ao aumento do tamanho fecal; um laxante mais suave em relação a agentes químicos como cafeína. Este volume ocorre devido à absorção de água e gás nos pequenos intestinos e cólon (feita a partir de alimentos digeridos) mais tamanho e suavidade. Este volume é mantido no cólon, apesar da microflora como o psílio é mal fermentado (fibras altamente fermentadas podem ser metabolizadas por bactérias no cólon, e propriedades de retenção de água com a fibra seria perdida neste cenário).
Está provado que o psílio aumenta o tamanho fecal e a umidade, e as características mais comuns das fezes após a suplementação do psílio são “suaves, elegantes e facilmente passáveis”. Em relação a outras fontes de fibras alimentares, o psílio parece ser mais eficaz na formação de fezes e parece ser uma das poucas fontes de fibras não associadas com flatulência excessiva.
Para além das propriedades fecais, o psyllium parece ser capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol LDL em pessoas com colesterol elevado (secundário às propriedades de formação de gel que sugam ácidos biliares, e o colesterol sendo usado até substituir os ácidos biliares hepáticos) e há uma ligeira redução de HDL também. Isto é comum a todas as fibras dietéticas e não é exclusivo do psílio.
Por último, a combinação de Psyllium é capaz mesmo te te ajudar a perder alguns quilinhos, desde que usado de forma correta – pode ser pelor próprios emagrecedores que o contém. No caso da Cromofina composição, por exemplo, você encontrará não somente o psyllium como outros ingredientes que poderão te ajudar nessa tarefa da perda de peso.
Como usar o Psyllium para emagrecer
Deve-se tomar duas cápsulas do produto por dia para conseguir ter resultados rápidos.