A razão por que as famílias se fala de árvore genealógica não é vã. As árvores são estruturas enormes, com ramificações que oferecem refúgio, abrigo, alimentação, sombra e são o lar de centenas de criaturas. Uma árvore é uma casa, uma família, os pais representam a estrutura familiar, os valores domésticos que nos dá segurança e nos faz sentir parte de algo.
Quando sonhamos com árvores sempre estamos frente a uma situação que se relaciona com nossos valores humanos, não-físicos, mais profundos: o amor aos pais, à família, à terra natal mesmo. De modo que a nossa relação com a árvore em o sonho está intimamente relacionada com a nossa realidade mais próxima. Se somos amorosos com a árvore, se cuidamos, se o atendemos, significa que estamos perto de nossos familiares, oferecendo-lhes carinho; ou pode ser que alguém muito importante da família requer o nosso cuidado. Talvez um avô ou avó tenham doente e isso se reflete no nosso subconsciente.vos árvores são a representação do lar assim que sonhar com árvores queimadas ou derrubadas pode significar divórcio, morte de familiares próximos, o abandono da casa familiar, ruptura com a ilusão de uma nova família ou aborto. Qualquer representação de uma árvore fraco, quebrado ou destruído é interpretável de forma positiva.
As árvores unitários, ou seja, com poucas ou nenhuma ramo, como as palmeiras, representam os pais. Especialmente para a figura que tenha tido a responsabilidade de ser firme na educação dos filhos, assim que qualquer sonho com esta árvore significa que estamos atentos a um processo vital de nosso pai ou de mãe.
Também é possível interpretar o seguinte:
- Árvore seca: é necessário aproximar-se da família; temos abandonado e fazemos-lhe falta.
- Árvore sem folhas: tristeza na família, pode estar alguém em perigo de morte.
- Árvore podre: segredos na unidade do lar, traição, valores perdidos.
- Árvore caída: morte dos pais ou avós.