Certamente um dos principais cômodos de uma casa é o banheiro! Coisas como casas inteligentes, que contam com uma inteligência artificial para desempenhar funções domésticas são muito mais possíveis na atualidade. Funções como programar uma banheira do seu local de trabalho via smartphone para tomar um banho quente assim que chegar em casa são menos ficcionais e cada vez mais presentes no nosso dia a dia.
Porém, pelo menos aqui pelo Brasil, essa realidade ainda não é tão presente, direcionando as tendências de banheiro 2021 para uma esfera também offline, muito ligada a estética e funcionalidades menos integradas à tecnologia, como plantas e ornamentos relacionados à natureza. Certamente é um cômodo que ganha cada vez mais visibilidade para arquitetos e designers de interior.
Nesta intersecção, recentemente a WGSN, uma das empresas mais renomadas quanto a tendência de cor, desenvolveu a tonalidade Egeu ou Aqua que, segundo a empresa, relaciona o Mar Egeu e a tecnologia, sendo a natureza e a tecnologia elementos bases para todo o setor de decoração no próximo ano. Desta forma, Aqua trata-se de uma tonalidade bem específica de azul, que tem o toque natural do mar e da tecnologia em uma linda mescla.
Até mesmo no âmbito público essa integração com a tecnologia está presente. Durante a CES (Consumer Electronics Show), uma das maiores fabricantes de encanamento do mundo, a Toto anunciou uma parceria com a GP PRO, juntas, elas desenvolverem uma solução em tecnologia para banheiros públicos. Trata-se de um sistema de monitoramento inteligente que integra a equipe de manutenção no monitoramento e análise das instalações sanitárias. Este sistema pode ser acessado via smartphone e permite o acompanhamento ao vivo dos banheiros. Algumas das opções habilitadas são: níveis de papel higiênico, horários de limpeza, níveis de sabonete, abastecimento de toalhas e possíveis vazamentos. Este sistema de banheiros inteligentes e conectados de forma integral foi testada no aeroporto mais movimentado do mundo, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, localizado em Atlanta, nos Estados Unidos.
Para além da tecnologia, a natureza é o outro elemento que aparece como tendência. A começar do micro, da utilização de plantas para compor a decoração, uma tendência que temos observado nos últimos anos, com prédios verdes e plantações em apartamentos. Nos banheiros, além de deixar o ambiente mais charmoso, as plantas também apresentam benefícios de estarem neste cômodo: elas melhoram a qualidade do ar, reduzem a umidade, eliminam algumas bactérias e trazem calma. Para ter plantas em seu banheiro é preciso se atentar a alguns fatores como a entrada de luz e a umidade do chuveiro, procure pesquisar sobre as preferências das plantas antes de colocá-las no banheiro para garantir que as plantas irão sobreviver.
Outra tendência são os banheiros secos, que representam a opção mais ecologicamente correta que temos para o tratamento de saneamento. Banheiros secos não utilizam água em seu sistema, além disso, produzem insumos que podem ser utilizados para fertilização de plantações e agroflorestas. Normalmente, estes banheiros estão em casas ecológicas e representam um modo alternativo de vida, que prioriza o bem estar social e ambiental, visto que este tipo de banheiro ainda não é tão comum na nossa sociedade.