Como funcionam os limpadores robóticos de piscinas?

Onde há um problema, existem soluções. Para o problema da limpeza de piscinas, muitas soluções foram oferecidas e muitas vezes as últimas soluções foram improvisações das anteriores. A mais recente solução tecnológica em voga para a limpeza de piscinas é ‘The Robotic Pool Cleaner’.

Pensando no problema

Um limpador automático de piscinas é automatizado, o que significa simplesmente que ele pode fazer o trabalho de limpeza sozinho e apenas ações mínimas de operação e controle são necessárias.

Nas piscinas, os escombros continuam sendo coletados no piso da piscina, paredes e escadas e a própria água continua suja.

Limpeza de piscinas tem sido um problema. Este problema de limpeza era diferente de outros problemas de limpeza devido ao grande volume de água envolvido. Como esfregar o chão da piscina e as paredes sem sujar a água apresentava um grande problema.

O conceito básico

A água da piscina é mantida limpa por um sistema de bomba e filtro. A água é circulada através deste sistema, a água impura é bombeada para o sistema, a sujeira é filtrada e a água limpa é novamente alimentada de volta à piscina. O fornecimento de energia para este tipo é elétrico e muita eletricidade é necessária para manter o sistema funcionando.

Sentia-se que, se houvesse um dispositivo que esfregasse o chão e as paredes sem liberar a sujeira na água, resultaria em uma melhor limpeza. Como resultado, vários tipos de limpadores automáticos de piscinas começaram a ser criados, o que fez a limpeza da maneira necessária, permanecendo sob a água.

Fonte de energia

Inicialmente, tais dispositivos foram anexados ao sistema de bomba e filtro já presentes e extraíram eletricidade do mesmo. Os limpadores de piscina automáticos do lado da sucção e do lado da pressão são exemplos disso.

No entanto, a solução mais moderna nos dias de hoje são limpadores robóticos automatizados que são equipados com suas próprias unidades de alimentação carregáveis. As unidades carregáveis ​​precisam ser mantidas acima da água e longe da água, portanto, um local adequado perto da piscina deve ser preparado para colocá-las (confira nosso artigo sobre como conectar um limpador automático de piscina para mais informações). Separar a unidade de potência do limpador da piscina do robô permite que ela atravesse facilmente a piscina, pois ela mantém o peso no mínimo.

Funcionamento Aprimorado

Além de limpar o chão e as paredes, alguns desses limpadores automáticos de piscinas também podem filtrar a água simultaneamente; a água continua sugada por esses aparelhos e depois de filtrada, a água limpa continua fluindo para fora.

Assim, além do filtro principal e do dispositivo de circulação de água da bomba, a água da piscina também é limpa por esses limpadores de piscina. Isto reduz o trabalho da bomba principal de circulação de água e, consequentemente, a limpeza superior é alcançada. Além disso, o requisito de manutenção da bomba de circulação principal é consideravelmente reduzido. Você também economizará custos de energia também como resultado.

Modo de operação

Estes limpadores de piscina automáticos atravessam o piso da piscina de forma aleatória, assim como hoje em dia eles são projetados para atravessar as paredes e coletar a sujeira das paredes também.

Técnica Básica

O mecanismo de automação presente nesses limpadores de piscinas foi improvisado ao longo do tempo e agora os melhores limpadores robóticos de piscinas têm recursos altamente sofisticados. O trabalho básico dos limpadores de piscinas é baseado na técnica de pressão e sucção.

O dispositivo de sucção suga a sujeira que não é solta, mas coletada em um saco de coleta. Ao adicionar uma técnica de pressão a este dispositivo, o processo de sucção torna-se mais fácil à medida que uma pressão de entrada é gerada na água que entra por essa técnica.

Variações

Os limpadores automáticos de piscinas variam em vários aspectos, como tamanho, consumo de eletricidade, capacidade de retenção de sujeira, nível de sofisticação e automação e outras características, além de preço. A faixa de preço pode variar de US $ 200 a US $ 15.000. A versão mais recente – o limpador robótico de piscinas é altamente sofisticado e compacto.

Controle robótico e recursos

Os recursos robóticos presentes nesses dispositivos de limpeza permitem que esses dispositivos detectem automaticamente uma mudança na direção, posição e para fazer ajustes adequados de acordo.

Estes efeitos são conseguidos através da incorporação de um microchip pré-programado interno no dispositivo.

  • Robotic Pool Cleaners são automáticos e compactos.
  • Eles têm uma fonte de alimentação recarregável independente.
  • Eles podem limpar partículas de tamanho muito pequeno.
  • Tenha microchips pré-programados embutidos.
  • Possui recursos automáticos de detecção e direção.

Com o avanço dos recursos, a capacidade de limpar partículas de tamanho menor também melhorou, e as versões mais recentes dos limpadores robóticos de piscinas podem limpar partículas de tamanho muito pequeno, que podem variar de 5 µm a 50 µm.